Fiji se torna o 7° país a abrir embaixada em Jerusalém

  • 20/02/2025
Fiji se torna o 7° país a abrir embaixada em Jerusalém
Fiji se torna o 7° país a abrir embaixada em Jerusalém (Foto: Reprodução)

O governo de Fiji, país da Oceania, abrirá uma embaixada em Jerusalém. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do país na última terça-feira (18).

“As avaliações de risco necessárias serão realizadas pelo [Ministério das Relações Exteriores] e pelo Ministério da Defesa, em consulta com as agências relevantes, antes e durante o processo de estabelecimento", afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Fiji no X.

Durante a Conferência de Segurança de Munique na semana passada, o primeiro-ministro de Fuji, Sitiveni Rabuka, declarou que sua nação se juntaria à lista de países que mantêm embaixadas em Jerusalém.

Fiji se tornou o 7° país da lista, que é formada pelos Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Kosovo, Paraguai e Papua Nova Guiné. 

O restante dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv ou nos subúrbios da área de Tel Aviv, por causa das sensibilidades políticas sobre a cidade que é sagrada para várias religiões.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, celebrou a decisão do país, em uma publicação na rede social X.

“Eu elogio o governo da República de Fiji por sua decisão histórica de abrir uma embaixada em Jerusalém, a capital eterna do povo judeu", declarou Sa'ar.

Em outubro de 2023, logo após o ataque do grupo terrorista Hamas em Israel, o primeiro-ministro de Fiji revelou o plano de abrir uma embaixada em Jerusalém.

"Nosso desejo de ter uma embaixada em Jerusalém é muito forte. Nós, como povo, nos sentimos muito próximos dos descendentes de Abraão e queremos nos conectar com Israel em sua totalidade”, comentou Rabuka, na época, em entrevista ao JNS News.

Sitiveni Rabuka se tornou primeiro-ministro em 2022, em um um governo tripartidário que inclui o partido cristão de direita Sodelpa. Uma de suas propostas de campanha era que Fiji implantasse uma embaixada em Jerusalém.

A decisão do governo fujiano é resultado de uma campanha de décadas da Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém, que incentiva o apoio a Israel em igrejas do Pacífico Sul.

Apoio importante para Israel

Em dezembro do ano passado, o Paraguai também reabriu sua embaixada em Jerusalém. 

As últimas aberturas de embaixadas na cidade santa é uma ação positiva para Israel, em um momento em que a nação enfrenta críticas devido ao conflito desencadeado pelo ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro de 2023.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/fiji-se-torna-o-7-pais-abrir-embaixada-em-jerusalem.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes