Reféns israelenses testemunham que fé os ajudou no cativeiro: “Meu socorro vem do Senhor”

  • 21/03/2025
Reféns israelenses testemunham que fé os ajudou no cativeiro: “Meu socorro vem do Senhor”
Reféns israelenses testemunham que fé os ajudou no cativeiro: “Meu socorro vem do Senhor” (Foto: Reprodução)

Mantidos em cativeiro em túneis de 50 metros de profundidade em Gaza, com pouca comida e enfrentando abusos e violência, reféns israelenses que foram libertados estão testemunhando como a fé os ajudou a sobreviver ao terror do Hamas.

Omer Shem Tov, de 23 anos, foi mantido refém por 505 dias e contou que sentiu a presença sobrenatural de Deus com ele.

"Durante meu cativeiro, senti cada oração que vocês fizeram por mim; e mesmo na escuridão, eu tinha luz”, contou Shem, em um vídeo compartilhado no Instagram.

Milagre de multiplicação

O jovem israelense ainda contou que uma pequena garrafa de suco de uva, usada para a bênção do Shabat (Sábado sagrado para os judeus) nunca acabou ou estragou durante todo o tempo que esteve preso, em um verdadeiro milagre de multiplicação.

"Esta é apenas uma das muitas histórias que me mostraram o quão bom Deus é, o quanto Ele estava comigo lá”, declarou Shem.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Chabad Center for Jewish Life (@chabadcenterforjewishlife)

Keith Siegel, de 65 anos, começou a orar durante seu cativeiro, que durou 482 dias. Ele não tinha o costume de seguir os ritos judaicos, mas naquela situação crítica, passou a abençoar a comida e recitar a oração do Shemá.

O Shemá é uma das orações mais sagradas do judaísmo, citada em Deuteronômio: "Ouça, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um".

Buscar ao Senhor o ajudou a suportar a provação. “Mesmo nos túneis, encontrei maneiras de sentir Sua presença", disse ele, agradecendo a Deus por sobreviver.

Após sua libertação, sua filha perguntou o que ele queria comer em sua primeira refeição de Shabat juntos. Ele surpreendeu dizendo: "Você sabe o que eu quero acima de tudo? Um quipá e um copo de kidush (suco de uva)”.

"Seu Deus te ama"

Agam Berger, de 20 anos, também começou a buscar o Senhor no cativeiro em Gaza. Nos 482 dias presa, ela guardou o Shabat.

Com coragem, a jovem pediu aos terroristas um siddur (livro de orações judaico). Um deles riu de seu pedido. 

Mas Agam orou a Deus com fé, dois dias depois, o raptor voltou com um siddur que havia encontrado. "Seu Deus te ama", disse o terrorista a ela.

Agam e sua colega refém Liri Albag, de 19 anos, observaram os feriados judaicos como puderam no cativeiro. Elas descobriram os meses e dias que estavam assistindo TV e ouvindo rádio.

"Perdemos os dois feriados de Hanukkah, mas celebramos a Páscoa e eu não comi chametz (comida fermentada). Pedi fubá e eles trouxeram para mim. De alguma forma, eles me valorizavam mais porque eu era religiosa”, comentou Agam.

Após ser libertada, a jovem escreveu em um quadro a frase: “Escolhi o caminho da fé e, pelo caminho da fé, voltei".

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal Guiame Oficial (@guiame_oficial)

O israelense Eli Sharabi, de 52 anos, também foi despertado para sua fé ao ser mantido refém por 491 dias e passou a orar.

"Não sou uma pessoa religiosa, mas desde o primeiro dia em que fui sequestrado, todas as manhãs eu dizia 'Shemá Yisrael', o que nunca havia dito na minha vida. O poder da fé é insano. Há algo cuidando de você”, testemunhou ele.

Já Omer Wenkert, de 23 anos, lembrou do momento especial quando foi libertado após 505 dias cativo, em que ele e os outros reféns, com os olhos vendados e as mãos algemadas, começaram a cantar o Salmo 121: 

“Levanto meus olhos para as montanhas, de onde vem meu socorro? Meu socorro vem do Senhor, o Criador do céu e da terra”.

Fim do cessar-fogo

Na terça-feira (18) pela manhã, o cessar-fogo de quase dois meses entre Israel e o Hamas chegou ao fim. 

Sob ordens do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, as Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram dezenas de ataques em Gaza, justificando a ação pela "repetida recusa" do grupo terrorista em liberar o restante dos reféns israelenses.

O gabinete de Netanyahu afirmou que a retomada dos ataques logo após a meia-noite foi motivada pela "recusa repetida do Hamas em libertar nossos reféns, bem como sua rejeição de todas as propostas que recebeu do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e dos mediadores".

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/refens-israelenses-testemunham-que-fe-os-ajudou-no-cativeiro-meu-socorro-vem-do-senhor.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes