Rosh Hashaná 2024: Coincidência histórica marca a data com a conquista de Jerusalém em 1187

  • 02/10/2024
Rosh Hashaná 2024: Coincidência histórica marca a data com a conquista de Jerusalém em 1187
Rosh Hashaná 2024: Coincidência histórica marca a data com a conquista de Jerusalém em 1187 (Foto: Reprodução)

Em 2024, o Ano Novo judaico, Rosh Hashaná, ocorre em uma data histórica que envolve o cerco de Jerusalém de 2 de outubro de 1187, lembrando não apenas os conflitos do passado, mas também a complexidade das relações atuais em torno da cidade santa.

A coincidência dessas datas aponta para a importância histórica e espiritual de Jerusalém na memória coletiva, tanto para judeus quanto para muçulmanos, e provoca reflexões sobre as lutas por controle e identidade na região.

A conquista de Jerusalém pelo império muçulmano liderado por Saladino, conhecido como Salah ad-Din Yusuf ibn Ayyub, foi um ponto culminante da Guerra das Cruzadas, que teve início em 1095, quando os cristãos europeus, motivados por razões religiosas e políticas, conquistaram a cidade e estabeleceram o Reino de Jerusalém.

(Foto: Reprodução)
Saladino, gravura sem data. (Imagem: Britannica)

O evento rompeu com 88 anos da presença cristã na capital eterna de Israel.

Cidade santa

Nascido na Mesopotâmia [hoje no Iraque], Saladino havia unificado as forças muçulmanas e se comprometido a recuperar a cidade sagrada, que era um centro de grande importância para muçulmanos, cristãos e judeus – assim como ainda é hoje.

(Foto: Reprodução)

Imagem panorâmica de Jerusalém. (Foto: Wikipedia)

“Cada ato de Saladino foi inspirado por uma devoção intensa e inabalável à ideia de jihad, ou guerra santa. Era uma parte essencial de sua política encorajar o crescimento e a disseminação de instituições religiosas muçulmanas”, descreve a Britannica.

Após uma série de batalhas, incluindo a decisiva Batalha de Hattin, em julho de 1187, Saladino cercou Jerusalém, que estava vulnerável e sem a proteção adequada.

Os muçulmanos utilizaram uma variedade de máquinas de guerra, incluindo manganelas e catapultas, para atacar a cidade. Essas máquinas eram comuns em cercos medievais e eram usadas para lançar grandes pedras e outros projéteis sobre as muralhas da cidade e em direção a suas defesas.

A rendição de Jerusalém foi marcada por um acordo que, apesar das tensões religiosas, permitiu que muitos dos habitantes cristãos permanecessem na cidade.

Terceira Cruzada

Essa conquista não apenas alterou o controle político da cidade, mas também teve profundas repercussões na história religiosa e cultural da região. A reconquista de Jerusalém por Saladino motivou os cristãos na Europa, levando a um apelo para a Terceira Cruzada, que buscava recuperar a cidade e restaurar o controle cristão.

A cruzada foi liderada por três monarcas: Ricardo I da Inglaterra, Filipe II da França e Frederico I, Sacro Imperador Romano-Germânico.

A recuperação da cidade de Jerusalém pelos cristãos durante a Terceira Cruzada, ocorreu entre 1189 e 1192.

O evento mais significativo foi a conquista de Jerusalém em 1192, que, no entanto, não resultou na retomada total da cidade como parte do Reino de Jerusalém.

A cidade continuaria a ser um ponto importante de disputa e conflito ao longo dos séculos, com seu status religioso e político sempre em evolução.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/rosh-hashana-2024-coincidencia-historica-marca-data-com-conquista-de-jerusalem-em-1187.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes